Postagem em destaque

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Laços humanos e redes sociais na visão Baumaniana



O Sociólogo Zygmunt Bauman faz um comparativo entre o inicio do século e o mundo pós-moderno, quando diz que a vida era bem mais consistente do que essa em que vivemos. Hoje, nossos hábitos e estilos mudam a cada segundo. 

Tendemos a redefinir tudo, temos uma "vida feita de episódios", de inconstâncias. Essa fragmentação da vida humana também é citada por Milton Santos quando diz que “[...] a necessidade e a liberdade dá-se pela luta entre uma organização coercitiva e o exercício da espontaneidade. O resultado é a fragmentação.“ 

A fragmentação do sujeito, a impossível unidade do “eu”, são características marcantes deste novo mundo.





Bauman também fala sobre a maior dificuldade da sociedade atual: As relações sociais em vidas On-line e Off-line. A conexão e a desconexão acabam invadindo as esferas do mundo off-line, fazendo com que relações também se tornem fáceis de “conectar e desconectar” aos outros indivíduos.
"O mundo virtual é extremamente atrativo na medida em que é possível estabelecer conexões com muita facilidade e desfazê-las na mesma proporção, fazendo com que tudo seja 'breve, superficial e descartável'.”, diz Bauman.
E você, consegue viver uma vida off-line? 
Qual sua opinião sobre o mundo virtual e o real?  
Deixe o seu comentário! :)

Nenhum comentário: