Postagem em destaque

segunda-feira, 4 de maio de 2015

O Software da Liberdade


Você sabe o que é Software Livre?

Segundo a Free Software Foundation  Software Livre é qualquer programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Em outras palavras, o Software é considerado livre quando atende a esses quatro tipos de liberdades definidas pela fundação:

0. Liberdade para executar
1. Liberdade para estudar
2. Liberdade para redistribuir
3.Liberdade para modificar

Baseado em tais conceitos, com o software livre podemos ter acesso a conteúdos abertos, sem necessidade de pedir qualquer permissão do proprietário do programa, possibilitando assim maior inclusão digital, maior liberdade de expressão e conhecimento livre para compartilhar ideias.

Assim, software livre é uma questão de liberdade!



Para Maria Helena Silveira Bonilla, isso vai além de programa de liberação do seu código-fonte. Falar em software livre significa falar em democratização do acesso à tecnologia e ao conhecimento.



"[...] caracteriza-se como um movimento social, que se situa no plano político, e tem a liberdade como princípio fundamental. O grande objetivo é facilitar o acesso das pessoas ao conhecimento que está implicado nesse produto e em seu processo de desenvolvimento [...]"


Para melhor explanar sobre o assunto, trago para vocês um vídeo bastante informativo sobre o libertário software. Espero que gostem!:)

Nenhum comentário: