Postagem em destaque

sábado, 14 de novembro de 2015

Marco Civil - Vamos entender isso melhor!?

Não existe Cidadania sem Comunicação. Vivemos em uma sociedade digital, em que a comunicação é sua principalmente característica. As pessoas estão sempre conectadas, via online e muitas vivem  e sobrevivem virtualmente dela, como em qualquer cidadania.  Essa nova cidadania digital traz sempre novos desafios através de uma liberdade de fluxos! 

http://www.bitmag.com.br/wp-content/uploads/2013/10/4zimagebit-e1383214240109.jpg
Nessa tecnologia digital, em que tudo foi transformado em dígitos: 0 e 1, a tecnologia de rede passa a ser algo ambivalente, um processo continuo  a ser construído a partir de tecnologias analógicas até se chegar à discussão sobre o direito e expressão e privacidade dessa cidadania virtual.
Desta forma surge a necessidade de se criar um regimento que traga regras para regulamentar alguns princípios desta sociedade digital.


E foi através desta discussão  que surge o Marco Civil da Internet. Um conjunto de regras para organizar o uso da rede no País, Ele surge com intuito de proteger o cidadão que usa a internet das grandes corporações de telecons e interesses políticos. Ele regulamenta o uso da rede a partir dos interesses mais específicos do cidadão e traz em sua abordagem três principais pontos:



http://www.democraciasocialista.org.br/democraciasocialista/noticias/image/1103778
    A abertura à produção de conteúdos por todos é também um dos objetivos do Marco Civil da internet




  • Liberdade de Expressão - falar e escrever o que pensa.

  • Neutralidade da Rede - tem a mesma velocidade independente de conteúdo, origem ou destino.

  • Privacidade do Usuário  - os servidores devem guardar as informações dos usuários.





A abertura à produção de conteúdos por todos é também um dos objetivos do Marco Civil da internet

Uma boa explicação para aqueles que não tem ideia de como esse Marco Civil da Internet vai ajudar a proteger não só os direitos de todos os cidadãos, como também sua privacidade e liberdade de expressão, segue um vídeo bastante ilustrativo:


Acredito que muito ainda se tem a discutir com relação a esse assunto. Mas, não se pode negar que já demos um grande passo por saber que teremos uma possível regularização para garantir um acesso democrático e privativo à internet. Afinal, o Brasil é o primeiro país a criar essa “Constituição da Internet”, proporcionando aos demais países parâmetros para a regulamentação do uso e oferecimento destes serviços. Aguardemos novas decisões em prol d a segurança do mundo digital.




Nenhum comentário: